top of page

MAPEAMENTO BIOMASSA FLORESTAL E DA MADEIRA. Este relatório analítico envolve o desenvolvimento do mapeamento do potencial disponível para fins de fornecimento de biomassa de origem florestal e do processo industrial da madeira contendo:
Conteúdo técnico e explicativo do setor florestal. Área plantada, produtividade e rotação das florestas de eucalipto e pinus. Localização dos plantios florestais. Dados de produção e qualidade e a composição físico-química. Consumo de madeira para uso Industrial. Índice de preços e produtos industriais. Cadeia produtiva e os resultados da produção e silvicultura. Resultados da produção da madeira em tora e para outras finalidades, carvão vegetal e a lenha. 
Metodologia de estimativa do potencial disponível dos resíduos da extração e colheita florestal. Perda no corte e extração florestal.  Cálculo da disponibilidade da biomassa,  do cavaco verde da madeira (limpo e sujo), maravalha e da serragem da madeira. Cálculo de disponibilidade total e do potencial de biomassa na colheita e extração florestal. 
Metodologia estimativa de resíduos do processo industrial da madeira. Metodologia de estimativa de resíduos do processo industrial da celulose. Cálculo de disponibilidade . Total e do potencial de biomassa de pinus e eucalipto no processo industrial de papel e celulose, da madeira uso de toras e outras finalidades. 


Estudo do processamento e de levantamento de dados (quantitativo de produção e cálculo de disponibilidade) dos tipos de biomassa de origem florestal (colheita e extração) e do processo industrial da madeira em determinada mesorregião com a finalidade de avaliação da potencialidade para fornecimento de biomassa para uso energético. 
Desenvolvemos um levantamento de dados de produção (produção por dados do IBGE, Conab, Secretarias de abastecimento e industrial), consumo (avaliação no mercado local com consumo de madeira ou de energia) e disponibilidade (quantitativo disponível junto aos players de produção/industrial) de biomassa florestal (preferencialmente com origem em manejo florestal, reflorestamento e certificação fsc) e do processo da madeira por municípios e mesorregião.
Avaliação das melhores localizações para ou fins de energia e o respectivo quantitativo de produção e de disponibilidade. 
Cálculo do potencial energético e da energia equivalente por cada tipo de biomassa. Avaliação dos principais usos dos tipos de biomassa florestal e da madeira e os principais concorrentes de uso da biomassa na região.
Metodologia de avaliação com a coleta de informações para composição (custo de produção e preços de venda) dos preços da biomassa florestal e da madeira. 
Avaliação da cadeia logística com os custos de produção e transporte e os preços e dos procedimentos de compra e venda da biomassa florestal e da madeira. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Complementando este relatório sobre o mapeamento dos tipos de biomassa florestal e da madeira vamos desenvolver:
Principais players fornecedores de biomassa florestal e da madeira e modelos de negócio.
Delimitação de área florestal plantada nas regiões a serem desenvolvida em mapeamento.
Estimativa da oferta sustentada de cavaco de madeira, serragem e de biomassa para geração de energia.
Identificação de áreas florestais de concorrentes (players de mercado) comprometidas com consumo próprio para o desenvolvimento do estudo técnico. 
Estimativa do volume disponível / comprometido por tipo de biomassa de interesse industrial (tora/ lenha, cavaco, serragem e biomassa).
Estimativa do volume, tendo como base um levantamento amostral da demanda atual e potencial, de biomassa para o uso energético industrial.
Descritivo do modelo fiscal aplicado aos diferentes tipos de biomassa disponíveis para comercialização, compreendendo: normas aplicáveis, as alíquotas incidentes, códigos fiscais (NCM, CFOP), critérios de diferimento de impostos e impostos recuperáveis.
Planilha com preços e custos médios de mercado para biomassa florestal e do processo da madeira e outras aplicáveis para fins energéticos; os preços levantados (separados em valores referentes à biomassa e ao transporte da mesma até o ponto de consumo) para avaliação comercial.
Delineamento de potenciais cenários de abastecimento de biomassa para suprimento energético.
Estudo do processamento dos tipos de biomassa na região e da logística de transporte.   Trabalhamos com mapeamento avaliando o setor de base florestal e do processo industrial da madeira na silvicultura, especialmente na cultura do eucalipto e pinus com programas de certificações para o rastreamento da origem da matéria-prima.   
Visando ainda as empresas que venham em conservar a biodiversidade e reduzir as emissões de gases de efeito estufa sequestrando e armazenando. 
Levantamento de dados de produção, consumo e disponibilidade de biomassa florestal e do processo da madeira por municípios, microrregiões ou por estado.
Geração por microrregião ou por municípios com maior potencial de geração de resíduos para facilitar o processamento da biomassa e o transporte. 
Avaliação dos municípios da região com maior potencial de biomassa e dos maiores players produtores com a maior disponibilidade de biomassa de origem de manejo florestal e com certificação de origem e fsc.
Avaliação por tipo de cultura da silvicultura e extrativismo florestal com base da produção (colheita florestal e processo industrial da madeira) por região para facilitar o uso imediato como uma fonte energética.
Tendências esperadas para os próximos anos e alterações de volume de biomassa da colheita florestal e do processo industrial da madeira. 
Evolução da disponibilidade de biomassa florestal e industrial da madeira. 
Desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento (garantia de fornecimento) dos tipos de biomassa com um mapeamento energético e de disponibilidade para atender a necessidade energética da empresa. 
Geração de um mapa com quantitativo de disponibilidade de biomassa florestal e da madeira.
O  estudo  analítico desenvolve ainda um levantamento  de  dados  acerca  da  situação  atual  de aproveitamento florestal e industrial e dos resíduos, no sentido   de   projetar   cenários   e   perspectivas   que   auxiliem   também   na alternativa do uso sustentável para geração de energia limpa.    
Envolve o mapeamento dos principais produtores de biomassa (processada) e produtores florestais com dados da localização da empresa fornecedora, do quantitativo de produção de biomassa, do comprometimento e uso comercial.

.RESULTADO FINAL DO MAPEAMENTO FLORESTAL E DA MADEIRA EM DISPONIBILIDADE NO BRASIL
Disponibilidade Total de Biomassa da Colheita, Extração Florestal e do Processo Industrial da Madeira de Pinus. Temos um total disponível de biomassa da Colheita, Extração Florestal e do Processo Industrial da Madeira de Pinus de  14.962.106 toneladas de pinus.
Disponibilidade Total de Biomassa da Colheita, Extração Florestal e do Processo Industrial da Madeira de Eucalipto. Temos um total disponível de biomassa da Colheita, Extração Florestal e do Processo Industrial da Madeira de Eucalipto de  42.589.700 toneladas de eucalipto.

bottom of page